Arabesque

dance academy

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur at vero adipiscing elit, sed do eiusmod.

Dança Connosco

Modalidades

Dança Criativa

"Expressão artística da alma através do corpo."

A dança criativa é única, pois é uma atividade singular em que o movimento físico é usado como expressão pessoal e onde os alunos exploram e descobrem o seu movimento com a finalidade de transmitir algo, desenvolvendo, assim, uma linguagem corporal com características expressivas e criativas.

O objetivo da dança criativa é comunicar através do movimento do corpo, em que as crianças criam os seus próprios gestos, movimentos e composições dançadas.

Assim a Dança Criativa desenvolve a experiência de movimento do fazer (dançar), do criar (inventar) e do sentir (observar) através da dança, envolvendo as componentes da técnica, da expressão, da imaginação, da invenção, do ver e do sentir.

Dança Contemporânea

"Forma de arte em constante evolução, com novos estilos e técnicas emergentes a todo o momento."

A dança contemporânea é considerada como um meio de expressão comunicativa através do movimento, de um modo personalizado, e que oferece valores em educação que a destaca de outras formas artísticas e da outra forma mais antiga e clássica de todas as formas de dança. Esses valores são físicos, mentais, sociais, emocionais e relacionais (relações humanas).

Hoje em dia a Dança Contemporânea consiste numa combinação de diferentes métodos, alguns dos quais se preocupam com uma melhor compreensão das maneiras pelas quais o corpo gera movimento e como essa geração de movimento pode ser individual, sentida e eficiente.

Repertório

"Cada movimento, cada passo, conta uma história e evoca emoção."

Ballet de repertório é o tipo de bailado que contém uma história, que é representada através de danças. O ballet de repertório precisa de contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado.

Os bailados de repertório contam uma história usando a dança, a música e a mímica. Foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e as suas coreografias de origem seguem tradicionalmente a sua criação. São hoje obras consideradas património da Humanidade.

Estes são apenas alguns dos mais famosos ballets de repertório: “O Lago dos Cisnes”, “O Quebra Nozes”, “Dom Quixote”, “A Bela Adormecida”, “Romeu e Julieta”, “Coppélia” e “Cinderella”.

Condição Física

"O corpo alcança aquilo em que a mente acredita".

Os benefícios da atividade física regular são inegáveis. A atividade física tem uma relação grande com a melhoria da saúde física e mental, nomeadamente, a diminuição do risco de doença cardiovascular, melhoria do sistema cardiorrespiratório, mesmo em pessoas com doença desse âmbito, redução da ansiedade, diminuição do risco de depressão e demência, e melhoria da qualidade vida.

As aulas de condição física na Staccato vão de encontro às recomendações da OMS que dizem que, um adulto, deve realizar atividade física aeróbica e atividades de fortalecimento muscular com regularidade.

Estas aulas procuram a melhoria das capacidades físicas, como a força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade. São adaptadas a qualquer pessoa que nelas queira participar, independentemente da sua condição física atual.

Personal Training

"Trata-se de acreditares em ti, alcançares os teus objetivos, e tornares-te a melhor versão de ti."

O personal training tem muitas vantagens para qualquer pessoa. Nestas aulas o treinador terá em conta os seus objetivos, as suas limitações, o seu estado de saúde geral, a sua experiência com treinos, a sua condição física atual, a sua rotina e as suas preferências pessoais.

Assim, estas aulas são indicadas para todos, desde a pessoa que procura perder peso, aumentar a massa muscular ou ter um estilo de vida mais ativo, até ao atleta que procura melhorar a sua performance na sua modalidade desportiva.

Nestas aulas também é possível treinar em pequenos grupos, até 4 pessoas, mantendo os mesmos objetivos de treino personalizados.

yoga

"Yoga é a jornada do eu, através de si mesmo, para si mesmo."
The Bhagavad Gita

Yoga significa União e define-se como toda a prática que tenha como objetivo a evolução do Homem em todos os aspetos da sua existência. É uma prática que envolve o bem-estar a todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual.

O yoga consiste na união do Eu (corpo e mente) com o que nos rodeia. A prática de Yoga inclui técnicas como a respiração (pranayamas), posturas (ásanas) e meditação.

Esta prática promove bem-estar e serenidade, melhora a postura e o funcionamento muscular, desenvolve força e flexibilidade, reduz dores nas costas, proporciona equilíbrio emocional, ajuda a aliviar ansiedade, depressão e insónia, estimula a circulação sanguínea e energiza corpo e mente.

Dança do Ventre

"Mais que uma dança, é a celebração do espírito feminino e do poder do corpo humano."

A dança do ventre é uma dança a solo e interpretativa que teve origem no Médio Oriente e Ásia Meridional.

É tipicamente executada com música árabe e centra-se em movimentos fluidos e vibrantes, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.

Acredita-se que a dança do ventre era parte de um ritual que celebrava a vida e atraía a fertilidade para a mulher. Servia ainda para preparar as mulheres para serem mães. Os movimentos fortalecem a região pélvica facilitando assim o momento do parto.

Além de ajudar a relaxar a mente e manter o corpo em forma, o principal benefício da dança do ventre está relacionado com o bem-estar e a autocompaixão.

A dança do ventre tem o poder de conectar a mulher com o seu interior, despertando a feminilidade, sensualidade, aceitação e amor próprio.

Sevilhanas/flamenco

"Uma bela mistura de paixão, graça e tradição, em que cada passo é uma celebração da cultura e do património da Andaluzia."

A dança sevilhana é uma dança tradicional espanhola. É conhecida pelo seu ritmo animado e energia vibrante, que se reflete nos movimentos animados dos bailarinos.

Nesta dança são executados, tipicamente, uma série de passos intrincados e precisos. Também se executam uma variedade de gestos com as suas mãos, tais como, estalar os dedos e gesticular com os braços.

O ritmo da música que acompanha a dança é rápido e enérgico com uma batida forte que impulsiona os movimentos.

Contando com imensos benefícios, esta dança melhora consideravelmente a coordenação e a interação com o outro. Melhora o controlo muscular, aumenta o domínio musical e ajuda na ligação de várias partes do corpo no mesmo movimento.